quinta-feira, 28 de abril de 2016

TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

A teoria das Relações Humanas (R.H) foi criada nos EUA a partir de um movimento de reação e oposição à Teoria Clássica da Administração, que foi consequência das conclusões da Experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e colaboradores.

Origem das Relações Humanas

A origem das Relações Humanas se deu pela necessidade de humanização e democratização, libertando-se da Teoria Clássica, e aplicando o desenvolvimento psicológico de Kurt Lewin, intelectual, filosófico e sociólogo.



Estudos Hawthorne

Os Estudos Hawthorne tiveram início com base numa pesquisa que se realizou na Western Eletric Co. A finalidade da pesquisa era determinar a relação existente entre os operários e a eficiência destes na linha de produção, dando origem a três fases de experiência:
Na primeira fase, observou-se dois grupos de operários que faziam o mesmo trabalho, onde um grupo estava sob iluminação variável enquanto o outro, sob iluminação constante. Verificaram que havia uma relação psicológica entre ambas. A iluminação constante aumentava a intensificação do trabalho e o contrário, a diminuía.
Na segunda fase, foi divido em grupos de moças, onde poderiam trabalhar tranquilamente. Ao fazer a comparação, percebeu-se que o trabalho rendia mais que o costumeiro, relacionando novamente a psicologia. A supervisão branda, aumentava a satisfação do serviço, fazendo-o render.
Na terceira fase, foi adotada a técnica de entrevista não-diretiva, na qual os operários podia falar livremente sem que o entrevistador impôs-se um roteiro. Com a organização informal, os operários se mantiveram unidos através de laços de lealdade.
A Experiência de Hawthorne foi suspensa em 1932. Sua influência foi fundamental para a Administração, abalando a Teoria Clássica e só tendo um impacto decisivo e definitivo em 1950, com o aparecimento da Teoria Comportamental.










A Civilização Industrializada e o Homem

Fundada por Elton Mayo, mostra‐se os problemas humanos, sociais e políticos decorrentes da civilização, baseando‐se na industrialização e na tecnologia.




Mayo defendia a tese de que os métodos de trabalho deveriam visar a cooperação, e não a eficiência. Como ponto de vista de Mayo:
  • O nível de produção se dava mais pela atividade grupal do que maiores salários e equipamentos;
  • A tecnologia afastava o contato informal entre os operários, privando-o do espirito gregário;
  • A comunicação clara entre chefe e operário era essencial e fazia parte da Tarefa Básica da Administração;
  • A sociedade operacional estava deteriorando a cooperatividade;
  • O ser humano precisava que suas necessidades psicológicas e sociais fossem satisfeitas;
Como a civilização industrial trazia a desintegração dos grupos primários (família, amigos), a fábrica deveria proporcionar compreensividade e segurança que a supri-se.
Para Elton Mayo, os objetivos da empresa com os objetivos do empregado nunca deram certo. Como o conflito deveria ser evitado a todo custo, a única solução era a relação humana e a cooperação entre si.

Funções Básicas da Organização Industrial

Roethlisberger e Dickson, conceberam a fábrica como um sistema social, dividida em duas funções: produzir bens ou serviços (econômico-externo) e distribuir satisfações (social-interior).



A organização industrial deveria buscar equilíbrio externo e interno, diferentemente da Teoria Clássica, que não buscava a cooperação (principal característica do equilíbrio interior). A partir disso, a Teoria das Relações Humanas expandiu a Teoria Geral da Administração (TGA).


Vídeo


Dicionário 
CIÊNCIAS SOCIAIS - é o conjunto de matérias que estudam o homem em relação ao seu meio físico, cultural e social. Incluem antropologia, arqueologia, criminologia, demografia, economia, educação, ciência política, psicologia e sociologia.

COMPORTAMENTO SOCIAL - significa que o comportamento das pessoas se apoia totalmente no grupo do qual fazem parte.

COOPERAÇÃO  é uma ação conjunta para uma finalidade, objetivo em comum. Cooperação é uma relação baseada entre indivíduos ou organizações, utilizando métodos mais ou menos consensuais. A cooperação opõe-se, de certa forma, à colaboração mesmo a competição.

EFICIÊNCIA - eficiência é a qualidade daquilo ou de quem é competente, que realiza de maneira correta as suas funções.

EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE - foi a experiência coordenada por Elton Mayo que durou de 1927 a 1932 que proporcionou conclusões que deram origem à Teoria das Relações Humanas.

FUNÇÃO ECONÔMICA - é a função de produzir bens e serviços e de manter o equilíbrio externo com o mercado.

FUNÇÃO SOCIAL - é a função de proporcionar satisfações aos participantes e de manter o equilíbrio interno da empresa.

GRUPO DE CONTROLE - é o grupo que trabalha sempre nas mesmas condições de trabalho a fim de comparar resultados com o grupo experimental.

GRUPO EXPERIMENTAL - é o grupo formado para participar de uma pesquisa e sujeito a mudanças nas condições de trabalho.

GRUPOS INFORMAIS - são os grupos espontâneos de pessoas que formam a organização informal.

GRUPOS SOCIAIS - são conjuntos de pessoas que interagem entre si através de padrões de relacionamento.

HOMO ECONOMICUS - ou o homem econômico é uma ficção, formulada segundo procedimentos científicos do século XIX que aconselhavam a fragmentação do objeto de pesquisa para fins de investigação analítica.

ORGANIZAÇÃO INFORMAL - é o conjunto de grupos espontâneos que existe em toda organização e que condiciona fortemente o comportamento de seus membros.
 - é capaz de convencer com facilidade, envolvendo o interlocutor em suas ideias e que induz a fazer ou não fazer algo.

RECOMPENSAS E SANÇÕES SOCIAIS - são simbólicas e não-materiais, porém influenciam decisivamente a motivação e a felicidade do trabalhador. As pessoas são motivadas pela necessidade de "reconhecimento", de "aprovação social" e "participação".

RECOMPENSAS SOCIAIS - é a satisfação de necessidades psicológicas, como reconhecimento, aprovação social e participação em grupos sociais.

RELAÇÕES HUMANAS - significa a interação social existente entre pessoas e grupos através de ações e atitudes.

SANÇÕES SOCIAIS - são castigos e punições adotados pelo grupo como meios de controlar o comportamento dos participantes, a fim de se protegerem das ameaças da empresa.

TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS - é a corrente administrativa iniciada com a Experiência de Hawthorne e que enfatiza as pessoas, os grupos e a organização informal em contraposição aos pressupostos formais da Teoria Clássica.


TURNOVER - é conhecido como “rotatividade” e traduz, na verdade, o percentual de substituição que uma empresa possui e serve como indicador de saúde organizacional, ou seja, o giro entre entradas e saídas de uma empresa.

Questões

1- A o que se opunha o movimento que deu inicio a teoria das Relações Humanas?
R. O movimento que deu origem ao RH se opunha a teoria clássica
consequência das conclusões da Experiência de Hawthorne.

2- O que foi o objetivo da primeira fase da Experiencia de Hawthorne?
R. A primeira fase Experiencia de Hawthorne teve objetivo de detectar a relação entre a intensidade da iluminação e a competência dos operários dos operários, medida por meio do ritmo de produção.

3- Elton Mayo defendia algumas teses sobre a Civilização Industrial com relação ao homem. Quais eram as principais?
R. Mayo, defendia a ideia de que o trabalho era uma atividade grupal, realizado com a colaboração de todos. Outra tese era de que o operário não era um individuo isolado, ele precisa do espirito gregário para realizar seu trabalho, onde tem relação com a ideia de que, a sociedade trabalhista estava deteriorando sua capacidade de cooperação. E em ultimo caso, Elton Mayo, falou sobre a tarefa básica da Administração, que é a comunicação de líder para operário, relacionado também com a necessidade de reconhecimento psicológico de seus operários.

4- O que é o conceito do Homem Social (Homo Economicus)?
R. O homem é motivado e incentivado por estímulos salárias, onde só trabalhava porque sabia que ganharia benefícios depois. Para a Teoria das Relações Humanas, a motivação econômica é secundária na determinação do rendimento do trabalhador.

5- O que foi a administração humana?

R. Foi uma evertende da Teoria da Relação Humana, e tem como principal finalidade gerenciar os recursos humanos de uma empresa. Conhecido também como Gestão de Pessoas.

Referências Bibliográficas

CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda, 2004. 83_93 p.

Teoria das Relações Humanas, Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=society&tbm=isch&tbs=simg:CAQSjAEaiQELEKjU2AQaAggKDAsQsIynCBpiCmAIAxIogQf-CbkIyAi2B6IKlRSACpQKkwqUNMA-kTe8KL8-mjf5M8o--DOePRowYe4YbkxBBHSPGZnJS-naLRkDNzMcmDdeeE8voLXMWLqR9eR0BTsTMcjsihfubIm8IAMMCxCOrv4IGgoKCAgBEgSfqVP8DA&sa=X&ved=0ahUKEwiFyoLR267MAhWEkZAKHYgUBYoQwg4IGigA&biw=1280&bih=923#imgrc=OsStJWCPKRnfdM%3A, Acesso em 24/04/2016.


Teoria das Relações Humanas - UFF, Disponível em: https://m.youtube.com/watch?v=AoemJplmTI0, Acesso em 24/04/2016



14 comentários:

  1. A teoria do RH como observamos teve seu inicio na bolsa de valores em 1929, onde ouve o acontecimento marcante, a que da mesma. Como observei, essa teoria teve como objetivo criar novas perspectivas para a administração, também para as recuperações das empresas pelo fato ocorrido que deu origem a uma crise.

    ResponderExcluir
  2. A Teoria das Relações humanas enfatizou a abordagem das relações humanas com a empresa através do desenvolvimento de pesquisas e experiências. Essa teoria tem como objetivo determinar a relação entre o operário e sua eficiência no trabalho, buscando sempre uma melhoria não só para a empresa como também para o trabalhador
    -Lucas Roque A. Cruz 1°ETIM ADM

    ResponderExcluir
  3. Essa teoria tem uma grande importância dentro da empresa pois não visa apenas o crescimento da produtividade mas principalmente o desenvolvimento do funcionário. Onde os trabalhadores não são robô e todos deve tem motivação,liderança,comunicação,organização e divisão de grupos para cada área
    traz a tona também A Hierarquia das necessidades
    HELEN RIBEIRO SENA
    I ETIM ADM

    ResponderExcluir
  4. A Teoria das Relações Humanas foi uma teoria fundada através de experiências, que divididas em fases, pode-se notar a psicologia envolvida entre os operários. Nisso, pode-se perceber que a satisfação do operário adquiria um resultado duplo, onde este, obtinha o bem-estar e consequentemente, apresentava maior eficiência na linha de produção.
    Na civilização industrial, Mayo também enfatizou pontos contribuintes para o mesmo resultado, abordando a importância do trabalho grupal, o que fez expandir a Teoria Geral da Administração.
    Mariana Martina 1ºETIM ADM

    ResponderExcluir
  5. Diante meus estudos, descobri que a teoria do RH foi criada nos EUA a partir de um movimento em oposição à Teoria Clássica, consequência da experiência de Hawthorne. Sua criação se deve pelo necessidade de humanização e democratização, libertando-se da Teoria Clássica. A finalidade da experiência era determinar a relação entre operários e a eficiência destes na linha de produção.
    Fora suspensa em 1932. Foi fundamental para a Administração, abalando a Teoria Clássica e só tendo um impacto em 1950.
    Caio Alves – 1°ETIM ADM

    ResponderExcluir
  6. Após algumas experiências empíricas e práticas, a Teoria das Relações Humanas surgiu, opondo-se à Teoria Geral da Administração. A Teoria do RH tem sua ênfase nos trabalhadores, já a TGA foca no trabalho em si, com o intuito de fazer tudo em menor tempo e de forma eficiente.
    Dayane R. 1° ETIM ADM.

    ResponderExcluir
  7. eu pessoalmente tenho uma paixão por essa teoria, pelo simples fato de kurt lewin ter nos mostrado que o trabalhador é um ser humano, dotado de sentimentos, e não um misero robô, que segue suas funçoes a risca e tem como combustivel dinheiro. e elton mayo foi um grande heroi ao defender sua tese de que os metodos de trabalho devem visar a cooperação, não a eficiencia.
    yohan marçal calzolari. 1º etim adm

    ResponderExcluir
  8. Bem, a Teoria das Relações Humanas surgiu a partir de uma experiência realizada por Elton Mayo. Ele acreditava que a atividade grupal tinha a produção melhor do que incentivar os funcionários com salários altos e equipamentos bons, além de que a comunicação entre o chefe e o empregado era essencial; e que o ser humano precisava satisfazer suas necessidades. Ou seja, Mayo com sua Teoria, analisou tudo o que motiva e cultiva a produção dos funcionários dentro da empresa. Tudo isso acabou sendo uma oposição a Teoria Clássica, pelo fato de que ela tinha seu foco voltado para os trabalhadores em si e não na produção.
    Essa foi a Teoria que consegui entender logo de cara. Uma das melhores apresentações, galera, além do blog ter um conteúdo complexo! Sério, parabéns!

    Bianca Gomes dos Reis
    1º ETIM ADM

    ResponderExcluir
  9. Bom, posso enter que a experiência de Hawthorne foi dividida em quatro partes: I - Os submetidos foram postos em locais com luz constante e com luz fraca e perceberam que com luz constante eles puderam e conseguiram produzir, pois o brilho afetou o psicológico dos participantes; II - As moças puderam trabalhar livres e com supervisão branda que acarretou melhor e maior produção; III - A empresa se tornou aberta para opiniões e entrevistas para reforçar a lealdade e IV - Mostrou que com os produtores, supervisores e subordinados melhor relacionados a produção deu um salto. Ou seja, quando se valoriza os sentimentos e bem estar do ser humano, este será mais produtivo e melhor cativado a fazer algo
    Gabriel Ribeiro - 1o Etim ADM

    ResponderExcluir
  10. A Teoria das Relações Humanas tem como principio a experiência de Hawtorne, onde os trabalhadores de uma linha de produção foram submetidos a diferentes formas de trabalho para que fosse analisado como seria os resultados na forma e na quantidade produzida. Assim acabou com a forma de pensamento de que o trabalhador é uma máquina de produzir.

    Guilherme Marangoni Leite 1° ETIM ADM

    ResponderExcluir
  11. A partir da experiência de Hawtorne, onde os trabalhadores foram submetidos a diversas condições de trabalho, pode-se observar a necessidade de bons supervisores e necessidade de motivação para que as pessoas se sentissem bem e como consequência produziriam mais, surgindo assim a Teoria das Relações Humanas, que observa o trabalhador como um ser complexo, com sentimentos e racionalidade.
    Gabriele dos Santos - 1° ETIM ADM

    ResponderExcluir
  12. O blog “teoria geral da administração” possui um traço excelente sobre a teoria das relações humanas.A teoria das relações humanas teve origem a partir de um movimento de reação e oposição referente a teoria de Taylor,e sobre o tema abordado foram adquiridos diferentes estudos para a elaboração da teoria que tem como objetivo determinar a relação entre o operário e sua eficiência no trabalho.
    Nathiely Rodrigues de Oliveira 1°ETIM ADM

    ResponderExcluir
  13. Segundo a experiencia de Hawtorne a produção é afetada de acordo com o ambiente em que o trabalhador se encontra, porém quando os trabalhadores são motivados pelos seus supervisores, a produção é aumentada consideravelmente.
    Assim podemos concluir que o trabalhador motivado compensa a empresa com lealdade e lucro.

    Gabriel da Silva Goes 1- ETIM - ADM

    ResponderExcluir
  14. a teoria das relações humanas surgiu da experiência de Elton Mayo, onde havia o pensamento de que a coesão grupal tem melhor produtividade do que com incentivo com salarios altos e bons equipamentos, buscavam melhorar a comunicação entre as classes hierarquicas de uma entidade, e também de que o ser humano deve realizar sua necessidades
    Isso acabou tornando-se uma teoria completamente contraria a teoria classica de Fayol onde o foco era na produção, na propria entidade e no cumprimento de metas
    Lucas H 1°-ADM

    ResponderExcluir