A teoria das Relações Humanas (R.H) foi criada
nos EUA a partir de um movimento de reação e oposição à Teoria Clássica da
Administração, que foi consequência das conclusões da Experiência de Hawthorne,
desenvolvida por Elton Mayo e colaboradores.
Origem das Relações Humanas
A origem das Relações Humanas se deu pela
necessidade de humanização e democratização, libertando-se da Teoria Clássica,
e aplicando o desenvolvimento psicológico de Kurt Lewin, intelectual,
filosófico e sociólogo.
Estudos Hawthorne
Os Estudos Hawthorne tiveram início com base
numa pesquisa que se realizou na Western Eletric Co. A finalidade da pesquisa
era determinar a relação existente entre os operários e a eficiência destes na
linha de produção, dando origem a três fases de experiência:
Na primeira fase, observou-se dois grupos de
operários que faziam o mesmo trabalho, onde um grupo estava sob iluminação
variável enquanto o outro, sob iluminação constante. Verificaram que havia uma
relação psicológica entre ambas. A iluminação constante aumentava a
intensificação do trabalho e o contrário, a diminuía.
Na segunda fase, foi divido em grupos de moças,
onde poderiam trabalhar tranquilamente. Ao fazer a comparação, percebeu-se que
o trabalho rendia mais que o costumeiro, relacionando novamente a psicologia. A
supervisão branda, aumentava a satisfação do serviço, fazendo-o render.
Na terceira fase, foi adotada a técnica de
entrevista não-diretiva, na qual os operários podia falar livremente sem que o
entrevistador impôs-se um roteiro. Com a organização informal, os operários se
mantiveram unidos através de laços de lealdade.
A Experiência de Hawthorne foi suspensa em 1932.
Sua influência foi fundamental para a Administração, abalando a Teoria Clássica
e só tendo um impacto decisivo e definitivo em 1950,
com o aparecimento da Teoria Comportamental.
A Civilização Industrializada e o Homem
Fundada
por Elton Mayo, mostra‐se os problemas humanos, sociais e políticos decorrentes
da civilização, baseando‐se na industrialização e na tecnologia.
Mayo defendia a tese de que os métodos de trabalho deveriam visar a cooperação, e não a eficiência. Como ponto de vista de Mayo:
Mayo defendia a tese de que os métodos de trabalho deveriam visar a cooperação, e não a eficiência. Como ponto de vista de Mayo:
- O nível de produção se dava mais pela atividade grupal do que maiores salários e equipamentos;
- A tecnologia afastava o contato informal entre os operários, privando-o do espirito gregário;
- A comunicação clara entre chefe e operário era essencial e fazia parte da Tarefa Básica da Administração;
- A sociedade operacional estava deteriorando a cooperatividade;
- O ser humano precisava que suas necessidades psicológicas e sociais fossem satisfeitas;
Para
Elton Mayo, os objetivos da empresa com os objetivos do empregado nunca deram
certo. Como o conflito deveria ser evitado a todo custo, a única solução era a
relação humana e a cooperação entre si.
Funções Básicas da Organização Industrial
Roethlisberger e Dickson, conceberam a fábrica
como um sistema social, dividida em duas funções: produzir bens ou serviços (econômico-externo) e distribuir satisfações (social-interior).
A organização industrial deveria buscar equilíbrio externo e interno, diferentemente da Teoria Clássica, que não buscava a cooperação (principal característica do equilíbrio interior). A partir disso, a Teoria das Relações Humanas expandiu a Teoria Geral da Administração (TGA).
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Dicionário
CIÊNCIAS
SOCIAIS - é o
conjunto de matérias que estudam o homem em relação ao seu meio físico, cultural
e social. Incluem antropologia, arqueologia, criminologia, demografia,
economia, educação, ciência política, psicologia e sociologia.
COMPORTAMENTO
SOCIAL -
significa que o comportamento das pessoas se apoia totalmente no grupo do qual
fazem parte.
COOPERAÇÃO – é uma ação conjunta para uma
finalidade, objetivo em comum. Cooperação é uma relação baseada entre
indivíduos ou organizações, utilizando métodos mais ou
menos consensuais. A cooperação opõe-se, de certa forma, à colaboração
mesmo a competição.
EFICIÊNCIA - eficiência é a qualidade daquilo
ou de quem é competente, que realiza de maneira
correta as suas funções.
EXPERIÊNCIA
DE HAWTHORNE - foi a
experiência coordenada por Elton Mayo que durou de 1927 a 1932 que proporcionou
conclusões que deram origem à Teoria das Relações Humanas.
FUNÇÃO
ECONÔMICA - é a
função de produzir bens e serviços e de manter o equilíbrio externo com o
mercado.
FUNÇÃO
SOCIAL - é a
função de proporcionar satisfações aos participantes e de manter o equilíbrio
interno da empresa.
GRUPO DE
CONTROLE - é o
grupo que trabalha sempre nas mesmas condições de trabalho a fim de comparar
resultados com o grupo experimental.
GRUPO
EXPERIMENTAL - é o
grupo formado para participar de uma pesquisa e sujeito a mudanças nas
condições de trabalho.
GRUPOS
INFORMAIS - são os
grupos espontâneos de pessoas que formam a organização informal.
GRUPOS
SOCIAIS - são
conjuntos de pessoas que interagem entre si através de padrões de
relacionamento.
HOMO
ECONOMICUS - ou o homem econômico é uma ficção, formulada
segundo procedimentos científicos do século XIX que aconselhavam a fragmentação
do objeto de pesquisa para fins de investigação analítica.
ORGANIZAÇÃO
INFORMAL - é o
conjunto de grupos espontâneos que existe em toda organização e que condiciona
fortemente o comportamento de seus membros.
- é capaz de convencer com facilidade, envolvendo
o interlocutor em suas ideias e que induz a fazer ou não fazer algo.
RECOMPENSAS
E SANÇÕES SOCIAIS -
são simbólicas e não-materiais, porém influenciam decisivamente a
motivação e a felicidade do trabalhador. As pessoas são motivadas
pela necessidade de "reconhecimento", de "aprovação social"
e "participação".
RECOMPENSAS
SOCIAIS - é a
satisfação de necessidades psicológicas, como reconhecimento, aprovação social
e participação em grupos sociais.
RELAÇÕES
HUMANAS -
significa a interação social existente entre pessoas e grupos através de ações
e atitudes.
SANÇÕES
SOCIAIS - são
castigos e punições adotados pelo grupo como meios de controlar o comportamento
dos participantes, a fim de se protegerem das ameaças da empresa.
TEORIA
DAS RELAÇÕES HUMANAS - é a
corrente administrativa iniciada com a Experiência de Hawthorne e que enfatiza
as pessoas, os grupos e a organização informal em contraposição aos
pressupostos formais da Teoria Clássica.
TURNOVER - é conhecido como “rotatividade” e traduz, na
verdade, o percentual de substituição que uma empresa possui e serve como
indicador de saúde organizacional, ou seja, o giro entre entradas e saídas de
uma empresa.
Questões
1- A o que se opunha o movimento que deu
inicio a teoria das Relações Humanas?
R. O movimento que deu origem ao RH se
opunha a teoria clássica
consequência das conclusões da
Experiência de Hawthorne.
2- O que foi o objetivo da primeira fase da Experiencia de Hawthorne?
R. A primeira fase Experiencia de
Hawthorne teve objetivo de detectar a relação entre a intensidade da iluminação
e a competência dos operários dos operários, medida por meio do ritmo de
produção.
3- Elton Mayo defendia algumas teses
sobre a Civilização Industrial com relação ao homem. Quais eram as principais?
R. Mayo, defendia a ideia de que o
trabalho era uma atividade grupal, realizado com a colaboração de todos. Outra
tese era de que o operário não era um individuo isolado, ele precisa do
espirito gregário para realizar seu trabalho, onde tem relação com a ideia de
que, a sociedade trabalhista estava deteriorando sua capacidade de cooperação.
E em ultimo caso, Elton Mayo, falou sobre a tarefa básica da Administração, que
é a comunicação de líder para operário, relacionado também com a necessidade de
reconhecimento psicológico de seus operários.
4- O que é o conceito do Homem Social
(Homo Economicus)?
R. O homem é motivado
e incentivado por estímulos salárias, onde só trabalhava
porque sabia que ganharia benefícios depois. Para a Teoria
das Relações Humanas, a
motivação econômica é secundária na determinação do
rendimento do trabalhador.
5- O
que foi a administração humana?
R. Foi uma evertende da Teoria
da Relação Humana, e tem como principal finalidade gerenciar os recursos
humanos de uma empresa. Conhecido também como Gestão de Pessoas.
Referências Bibliográficas
CHIAVENATO,
Idalberto. Teoria Geral da Administração. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier
Editora Ltda, 2004. 83_93 p.
Teoria das Relações
Humanas, Disponível em:
https://www.google.com.br/search?q=society&tbm=isch&tbs=simg:CAQSjAEaiQELEKjU2AQaAggKDAsQsIynCBpiCmAIAxIogQf-CbkIyAi2B6IKlRSACpQKkwqUNMA-kTe8KL8-mjf5M8o--DOePRowYe4YbkxBBHSPGZnJS-naLRkDNzMcmDdeeE8voLXMWLqR9eR0BTsTMcjsihfubIm8IAMMCxCOrv4IGgoKCAgBEgSfqVP8DA&sa=X&ved=0ahUKEwiFyoLR267MAhWEkZAKHYgUBYoQwg4IGigA&biw=1280&bih=923#imgrc=OsStJWCPKRnfdM%3A,
Acesso em 24/04/2016.
Teoria das Relações Humanas - UFF, Disponível em: https://m.youtube.com/watch?v=AoemJplmTI0, Acesso em 24/04/2016
A teoria do RH como observamos teve seu inicio na bolsa de valores em 1929, onde ouve o acontecimento marcante, a que da mesma. Como observei, essa teoria teve como objetivo criar novas perspectivas para a administração, também para as recuperações das empresas pelo fato ocorrido que deu origem a uma crise.
ResponderExcluirA Teoria das Relações humanas enfatizou a abordagem das relações humanas com a empresa através do desenvolvimento de pesquisas e experiências. Essa teoria tem como objetivo determinar a relação entre o operário e sua eficiência no trabalho, buscando sempre uma melhoria não só para a empresa como também para o trabalhador
ResponderExcluir-Lucas Roque A. Cruz 1°ETIM ADM
Essa teoria tem uma grande importância dentro da empresa pois não visa apenas o crescimento da produtividade mas principalmente o desenvolvimento do funcionário. Onde os trabalhadores não são robô e todos deve tem motivação,liderança,comunicação,organização e divisão de grupos para cada área
ResponderExcluirtraz a tona também A Hierarquia das necessidades
HELEN RIBEIRO SENA
I ETIM ADM
A Teoria das Relações Humanas foi uma teoria fundada através de experiências, que divididas em fases, pode-se notar a psicologia envolvida entre os operários. Nisso, pode-se perceber que a satisfação do operário adquiria um resultado duplo, onde este, obtinha o bem-estar e consequentemente, apresentava maior eficiência na linha de produção.
ResponderExcluirNa civilização industrial, Mayo também enfatizou pontos contribuintes para o mesmo resultado, abordando a importância do trabalho grupal, o que fez expandir a Teoria Geral da Administração.
Mariana Martina 1ºETIM ADM
Diante meus estudos, descobri que a teoria do RH foi criada nos EUA a partir de um movimento em oposição à Teoria Clássica, consequência da experiência de Hawthorne. Sua criação se deve pelo necessidade de humanização e democratização, libertando-se da Teoria Clássica. A finalidade da experiência era determinar a relação entre operários e a eficiência destes na linha de produção.
ResponderExcluirFora suspensa em 1932. Foi fundamental para a Administração, abalando a Teoria Clássica e só tendo um impacto em 1950.
Caio Alves – 1°ETIM ADM
Após algumas experiências empíricas e práticas, a Teoria das Relações Humanas surgiu, opondo-se à Teoria Geral da Administração. A Teoria do RH tem sua ênfase nos trabalhadores, já a TGA foca no trabalho em si, com o intuito de fazer tudo em menor tempo e de forma eficiente.
ResponderExcluirDayane R. 1° ETIM ADM.
eu pessoalmente tenho uma paixão por essa teoria, pelo simples fato de kurt lewin ter nos mostrado que o trabalhador é um ser humano, dotado de sentimentos, e não um misero robô, que segue suas funçoes a risca e tem como combustivel dinheiro. e elton mayo foi um grande heroi ao defender sua tese de que os metodos de trabalho devem visar a cooperação, não a eficiencia.
ResponderExcluiryohan marçal calzolari. 1º etim adm
Bem, a Teoria das Relações Humanas surgiu a partir de uma experiência realizada por Elton Mayo. Ele acreditava que a atividade grupal tinha a produção melhor do que incentivar os funcionários com salários altos e equipamentos bons, além de que a comunicação entre o chefe e o empregado era essencial; e que o ser humano precisava satisfazer suas necessidades. Ou seja, Mayo com sua Teoria, analisou tudo o que motiva e cultiva a produção dos funcionários dentro da empresa. Tudo isso acabou sendo uma oposição a Teoria Clássica, pelo fato de que ela tinha seu foco voltado para os trabalhadores em si e não na produção.
ResponderExcluirEssa foi a Teoria que consegui entender logo de cara. Uma das melhores apresentações, galera, além do blog ter um conteúdo complexo! Sério, parabéns!
Bianca Gomes dos Reis
1º ETIM ADM
Bom, posso enter que a experiência de Hawthorne foi dividida em quatro partes: I - Os submetidos foram postos em locais com luz constante e com luz fraca e perceberam que com luz constante eles puderam e conseguiram produzir, pois o brilho afetou o psicológico dos participantes; II - As moças puderam trabalhar livres e com supervisão branda que acarretou melhor e maior produção; III - A empresa se tornou aberta para opiniões e entrevistas para reforçar a lealdade e IV - Mostrou que com os produtores, supervisores e subordinados melhor relacionados a produção deu um salto. Ou seja, quando se valoriza os sentimentos e bem estar do ser humano, este será mais produtivo e melhor cativado a fazer algo
ResponderExcluirGabriel Ribeiro - 1o Etim ADM
A Teoria das Relações Humanas tem como principio a experiência de Hawtorne, onde os trabalhadores de uma linha de produção foram submetidos a diferentes formas de trabalho para que fosse analisado como seria os resultados na forma e na quantidade produzida. Assim acabou com a forma de pensamento de que o trabalhador é uma máquina de produzir.
ResponderExcluirGuilherme Marangoni Leite 1° ETIM ADM
A partir da experiência de Hawtorne, onde os trabalhadores foram submetidos a diversas condições de trabalho, pode-se observar a necessidade de bons supervisores e necessidade de motivação para que as pessoas se sentissem bem e como consequência produziriam mais, surgindo assim a Teoria das Relações Humanas, que observa o trabalhador como um ser complexo, com sentimentos e racionalidade.
ResponderExcluirGabriele dos Santos - 1° ETIM ADM
O blog “teoria geral da administração” possui um traço excelente sobre a teoria das relações humanas.A teoria das relações humanas teve origem a partir de um movimento de reação e oposição referente a teoria de Taylor,e sobre o tema abordado foram adquiridos diferentes estudos para a elaboração da teoria que tem como objetivo determinar a relação entre o operário e sua eficiência no trabalho.
ResponderExcluirNathiely Rodrigues de Oliveira 1°ETIM ADM
Segundo a experiencia de Hawtorne a produção é afetada de acordo com o ambiente em que o trabalhador se encontra, porém quando os trabalhadores são motivados pelos seus supervisores, a produção é aumentada consideravelmente.
ResponderExcluirAssim podemos concluir que o trabalhador motivado compensa a empresa com lealdade e lucro.
Gabriel da Silva Goes 1- ETIM - ADM
a teoria das relações humanas surgiu da experiência de Elton Mayo, onde havia o pensamento de que a coesão grupal tem melhor produtividade do que com incentivo com salarios altos e bons equipamentos, buscavam melhorar a comunicação entre as classes hierarquicas de uma entidade, e também de que o ser humano deve realizar sua necessidades
ResponderExcluirIsso acabou tornando-se uma teoria completamente contraria a teoria classica de Fayol onde o foco era na produção, na propria entidade e no cumprimento de metas
Lucas H 1°-ADM